Drones na Agricultura: Otimize seus resultados

Otimize os seus resultados com drones na agricultura
Compartilhe

3 min. de leitura

A constante evolução da tecnologia tem aprimorado o dia a dia em diversos setores e, na agricultura, não seria diferente. Uma das principais inovações que vem revolucionando o dia a dia no campo é o uso de drones na agricultura. Siga a leitura no Instituto AgroGalaxy e saiba mais sobre como os drones podem potencializar a sua produção!

Como os drones funcionam na agricultura?

Drones são aeronaves não tripuladas que inicialmente eram usadas exclusivamente por militares, hoje em dia eles possuem uma grande variedade de utilizações. Na agricultura, por exemplo, eles podem ser usados para obter informações detalhadas sobre as plantações, monitorar a saúde de diferentes culturas e mapear importantes dados do campo  permitindo a obtenção de dados precisos para tomar decisões mais rápidas e inteligentes.

Quais são os benefícios do uso de drones na agricultura?

  • Economia de tempo e dinheiro: Os drones permitem a cobertura de áreas muito grandes em um período de tempo bem menor do que métodos tradicionais. Eles podem auxiliar na coleta de dados, pulverização de químicos, mapeamento de culturas e outras diversas funções que certamente irão tornar o dia a dia da sua plantação muito mais prático e econômico;

 

  • Informações detalhadas: Com a sua tecnologia avançada, os drones podem captar imagens detalhadas das plantações, auxiliando na identificação de problemas precocemente e na tomada de medidas para proteger as plantas antes que os danos se tornem irreparáveis;

 

  • Menor impacto ambiental: Os drones permitem um controle integrado da plantação através do manejo de pragas e medidas preventivas de cuidados com as culturas, o que pode auxiliar na diminuição de defensivos agrícolas. Além disso, os drones na agricultura podem ajudar na pulverização assertiva dos defensivos, diminuindo a quantidade de químicos na plantação.

Conheça os principais tipos de drones na agricultura

1.     Drones com GPS

Os drones com GPS permitem que os agricultores mapeiem as suas plantações e realizem análises topográficas com muito mais precisão e facilidade.

2.     Drones com câmeras RGB

Estes drones são equipados com câmeras que capturam imagens em cores visíveis. Com essas câmeras, é possível capturar imagens de alta resolução das plantações em diferentes comprimentos de onda da luz visível, o que permite identificar e monitorar as plantas com precisão.

3.     Drones com câmeras multiespectrais

Este tipo de drone possui câmeras com diferentes filtros que permitem capturar imagens em diferentes comprimentos de onda, incluindo ultravioleta, infravermelho e outras faixas espectrais. Na agricultura eles podem ser usados para calcular o NDVI ( Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) da lavoura, mapeamento topográfico, monitoramento ambiental e vigilância

4.     Drones com pulverizadores

Os drones com pulverizadores são equipados com tanques de pulverização e permitem a aplicação assertiva de defensivos agrícolas, o que reduz o uso em excesso e garante uma cultura com menos químicos e maior economia.

Quanto custa um drone agrícola?

O custo de drones agrícolas pode variar bastante dependendo do tipo e das funcionalidades oferecidas pelo equipamento. Os drones mais básicos, equipados com câmeras RGB, por exemplo, podem custar a partir de R$ 2.000,00 e os preços podem ultrapassar os R$ 250.000,00. Vale ressaltar que além dos custos de aquisição do equipamento, os agricultores também precisam considerar os custos de manutenção, seguro e treinamento para operar o equipamento.

 

Gostou do conteúdo? Conheça o Instituto Agrogalaxy e fique por dentro das inovações no mundo do Agro!

 

Veja também:

Compartilhe
Veja outros artigos