A evolução no controle de pragas

Compartilhe

4 min. de leitura

Desde que a agricultura se tornou um meio para alimentação e subsistência humana, a produtividade é um fator de extrema importância no dia a dia do campo, sendo determinante para sua viabilidade ao longo do tempo. Por isso, métodos de manejo de pragas são fundamentais para manutenção e aumento da produtividade, além de atender à crescente demanda por produtos mais sustentáveis.

Conhecidos também como produtos fitossanitários, os defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos destinados à proteção de culturas agrícolas frente a interferências em seu cultivo de invasoras e pragas. 

A evolução no controle de pragas

Nos últimos anos, a ciência avançou na área da produção agrícola, mostrando caminhos viáveis e efetivos para substituir elementos tóxicos por químicos naturais e orgânicos, além de desenvolver técnicas de manejo de pragas de forma biológica. 

A busca por produtos agropecuários de melhor qualidade, a preocupação com a sustentabilidade ambiental das atividades e a saúde dos consumidores finais foram as principais forças de mudança nos modelos de produção agropecuários. 

Estas categorias dos bioinsumos vieram para ficar. Em pouco tempo poderão substituir algumas substâncias e produtos tradicionalmente utilizados por décadas e se consolidar como tecnologias amplamente utilizadas pelos produtores rurais. 

Atualmente, os defensivos biológicos são usados principalmente nas culturas de soja, cana, milho, hortifruti e algodão. 

Segundo a ABCBio (Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico) existem, atualmente, 50 empresas detentoras de registro destes produtos no Brasil; 107 produtos comerciais registrados (incluindo emergenciais) – dentre eles 78 microbiológicos (fungos, bactérias e vírus), 7 ferormônios e 22 macrobiológicos (parasitas, predadores e parasitóides).

Estima-se que o mercado consumidor de defensivos agrícolas biológicos e orgânicos atinja um volume aproximado de R$ 3,7 bilhões, até 2030, no Brasil.

Compartilhe
Veja outros artigos