O mundo está cada vez mais consciente da importância de uma vida sustentável e busca progressivamente uma realidade baseada em pesquisa, ciência e desenvolvimento de soluções que tragam mais valor às pessoas e ao planeta.
A evolução das tecnologias e da pesquisa científica também são fatores que aceleram essa expansão de consciência da população em geral e redução de impactos negativos ao ambiente decorrentes de atividades profissionais, na agricultura e na pecuária inclusive.
Neste contexto, a sociedade tem dado cada vez mais importância para uma relação mais racional com os recursos naturais e humanos envolvidos nos negócios que consomem e vem exigindo este tipo de posicionamento das empresas e produtores rurais.
Esta nova forma de pensar da sociedade traz impactos positivos diretos na terra, nos produtos dela decorrentes e na vida dos consumidores. Produtos mais saudáveis e mais naturais, redução de impactos na cadeia produtiva e aumento de produtividade, são algumas das consequências dessa evolução da mentalidade da sociedade.
Benefícios para o agronegócio
Mas como isso se traduz na prática dentro do agronegócio? Os produtores rurais buscam as melhores e mais adequadas áreas para cada tipo de plantação, aprimoram suas técnicas de manejo de solo, usam fertilizantes de acordo com a necessidade do solo avaliadas em análises laboratoriais, controlam pragas com o menor ou nenhum grau de toxicidade, tem cuidados com o armazenamento da produção, entre diversas outras ações que melhoram sua atividade e o controle de qualidade sobre a produção.
Este posicionamento tem se tornado um padrão de exigência de grande parte do mercado consumidor, e que gradativamente vem se consolidando na produção rural.
Estas práticas mais otimizadas e racionalizadas, trazem impacto direto na propriedade rural, que terá menos custos de manutenção no longo prazo, tendo em vista que todas as técnicas que o produtor busca utilizar geram menores impactos no solo, além de gerar credibilidade e confiabilidade no mercado consumidor com relação aos seus produtos.
Importância das boas práticas agropecuárias
Boas Práticas Agropecuárias, portanto, são importantes para que o mercado e os consumidores possam saber quais empresas conseguem manter uma produtividade relevante, alta qualidade da produção e ao mesmo tempo conseguem reduzir o impacto socioambiental da sua atividade econômica.
Como consequência desta era de informação e ciência, as BPAs se consolidaram e adquiriram maior relevância nas últimas décadas, principalmente em função desta busca de qualidade e segurança dos alimentos pelos consumidores.
Segundo um estudo da FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, existem os públicos beneficiados direta e indiretamente pela implementação das BPAs:
Os agricultores e suas famílias, que obterão alimentos saudáveis e de boa qualidade para garantir sua nutrição e alimentação, gerando valor agregado em seus produtos para melhor acesso aos mercados. Os consumidores, que irão desfrutar de alimentos seguros e de maior qualidade, produzidos de forma sustentável. E a população em geral, que se beneficiará da melhora na condição de conservação do meio ambiente.
No cenário atual, entende-se que a implementação das Boas Práticas Agropecuárias serão cada vez mais presentes e valorizadas no setor, assim como negócios relacionados diretamente ao auxílio na mensuração e registro dos dados de produção, que irão se beneficiar do uso de tecnologias emergentes.
Veja também: A evolução no controle de pragas
Por estes e outros motivos, as Boas Práticas Agropecuárias integram um dos pilares que o Instituto AgroGalaxy promove, querendo ser um importante agente de aceleração e promoção do desenvolvimento de startups, novas tecnologias e serviços para o setor agropecuário.