O crescente desenvolvimento do setor agropecuário e sua importância econômica tem criado oportunidades para melhoria da gestão no campo, trazendo os aspectos socioambientais como parte relevante deste processo e gerando cada vez mais oportunidades de diferenciação dos produtos do agro. Dentre as oportunidades de diferenciação, podemos destacar as certificações socioambientais, que atestam boas práticas nas propriedades rurais, de acordo com padrões internacionais.
Em termos de saúde e segurança do trabalho no campo, além de ser um requisito legal muito cobrado no Brasil, existem ainda oportunidades ligadas a certificação das práticas implementadas no campo, através de normas internacionais que atestam o atendimento de requisitos focados em saúde e segurança do trabalho, utilizando a norma ISO 45001.
A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), a qual traz como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho. Esta norma foi desenvolvida baseando-se em dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a qual estimou-se que 2,3 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças e acidentes de trabalho.
A ISO 45001 tem como objetivo fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades identificados na empresa, a fim de que seja possível prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional e proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
A norma reforça a importância de ações preventivas, mostrando que um sistema de gestão de SSO pode ser mais efetivo e eficiente ao tomar medidas antecipadas durante a abordagem de riscos e oportunidades. Desta forma, será possível evitar algum evento não desejado pela empresa e que exponha os colaboradores a riscos à sua saúde e integridade.
São inúmeros os benefícios da implementação da ISO 45001 em uma organização. Dentre eles, podemos destacar a melhoria no gerenciamento dos perigos, riscos e oportunidades relacionadas à saúde e segurança do trabalhador; o estabelecimento de controles que reduzem riscos e acidentes do trabalho e especialmente a redução de acidentes e melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores.
O Instituto Agrogalaxy atua para aconselhar e fomentar soluções e Startups que façam a diferença na vida do produtor rural e reduzam os impactos socioambientais dos negócios.