Fazenda Sustentável: Monte o seu projeto!

Saiba como montar o projeto de uma fazenda sustentável
Compartilhe

10 min. de leitura

Em colaboração com Mauro Jr. – Certificafé.

A agricultura sustentável está se tornando mais necessária do que nunca. Como sabemos, ela proporciona benefícios tais como impacto ambiental reduzido, segurança alimentar a longo prazo, e viabilidade econômica, além de ser uma abordagem holística (que considera  agricultura como um ecossistema completo, em vez de tratar cada aspecto de forma isolada) que dá prioridade aos recursos naturais que tornam a agricultura possível. Siga a leitura no Instituto Agrogalaxy e saiba como montar o seu projeto de fazenda sustentável!

O que é uma fazenda sustentável?

Uma fazenda sustentável é uma propriedade agrícola que se concentra na produção de alimentos, combustíveis, commodities (como café, soja, milho, etc) e outros de uma forma não agressiva ao ambiente, socialmente responsável, e economicamente viável.

Além disso, este tipo de fazenda utiliza técnicas integradas, usando de forma racional e eficiente recursos como solo, água, energia, fauna, flora e biodiversidade com o menor impacto ambiental possível. O objetivo é reduzir a poluição, consumo de água, energia, adubos químicos, pesticidas e outros produtos que podem trazer impacto ambiental. Vale mencionar que as fazendas sustentáveis permitem seu ganho econômico, além de serem justas do ponto de vista social.

Agricultura Sustentável
Fonte: blog.aegro.com.br

A agricultura sustentável envolve diversas práticas para ajudar a preservar o meio ambiente e preservar a saúde humana, como a conservação do solo, a redução do uso de produtos químicos e pesticidas e principalmente a utilização consciente dos recursos naturais.

Como montar uma fazenda sustentável?

Sabemos que o planejamento de uma fazenda sustentável pode parecer confuso. Por isso, separamos algumas dicas para você que deseja montar uma fazenda sustentável e lucrativa. Confira:

Invista no seu Solo

O solo é a base da sua fazenda, ele é onde as suas culturas crescem e para assegurar uma agricultura produtiva, ele precisa estar saudável. Existem algumas práticas sustentáveis que podem ajudar a conservar e melhorar a qualidade do solo:

  • Utilize técnicas de conservação, como a rotação de culturas e a adubação verde;
  • Invista em soluções de aplicação assertiva de defensivos químicos para evitar uso em excesso
  • Utilize técnicas de cultivo que reduzam a erosão do solo, como a plantação em curvas de nível e o plantio direto;

Controle do descarte de resíduos

A eliminação de resíduos é um ponto crítico da sustentabilidade. É necessário assegurar que os resíduos produzidos na sua fazenda sejam eliminados de forma responsável, evitando a contaminação do solo e da água. Por isso, crie uma estratégia de separação e descarte correto dos resíduos.

A compostagem é uma excelente forma de gerir os resíduos orgânicos das suas plantações. Ela converte os resíduos numa matéria rica em nutrientes que podem melhorar a saúde e fertilidade do seu solo.

Outra técnica de descarte correto de resíduos é o círculo de bananeiras, uma técnica de permacultura que consiste em criar um sistema circular de bananeiras ao redor de um ponto central, geralmente um tanque de armazenamento de águas cinzas. Em seguida, a água é distribuída por um sistema de tubulações que percorre o círculo de bananeiras, filtrando as águas cinzas e fazendo com que a água volte ao seu ciclo natural através da evapotranspiração.

Descarte de embalagens de insumos químicos

O descarte de embalagens de insumos químicos é regulamentado por leis específicas que visam garantir a segurança ambiental e a saúde pública.

No Brasil, a Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 401/2008 estabelece as diretrizes para a destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas e afins. A norma determina que os produtores rurais devem devolver as embalagens vazias aos estabelecimentos comerciais onde foram adquiridas, que por sua vez são responsáveis por armazená-las e destiná-las adequadamente. O descumprimento das normas pode resultar em multas e outras penalidades.

Além da Resolução CONAMA, existem outras leis que regulam o descarte de embalagens de insumos químicos, como a Lei nº 9.974/2000, que estabelece normas para o transporte de produtos perigosos, incluindo embalagens vazias de insumos químicos. Essa lei estabelece requisitos para o transporte seguro dessas embalagens, como a necessidade de identificação adequada das embalagens e a proibição do transporte conjunto de diferentes tipos de produtos perigosos. A legislação é fundamental para garantir que o descarte de embalagens de insumos químicos seja realizado de forma segura e responsável, minimizando os impactos ambientais e garantindo a saúde pública.

Entenda o manejo da Água

A gestão da água é um aspecto vital da agricultura sustentável. O manejo correto e a utilização estratégica da água vão garantir que este recurso não seja desperdiçado.

Compreender a gestão da água significa utilizar práticas de irrigação que conservam a água, tais como a irrigação por gotejamento, que além de economizar água pode reduzir os custos da produção. Além disso, o uso assertivo de químicos também pode evitar a contaminação do recurso hídrico.

Outra técnica de gestão e manejo da água é a captação autorizada com outorgas, requisito legal para operar de forma regularizada, na maioria dos casos. A outorga nada mais é do que um instrumento que visa garantir a segurança hídrica, a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos hídricos.  A ANA (Agência Nacional de Águas) é responsável por regulamentar a captação de água por meio de outorgas no Brasil. As normas e procedimentos estão descritos na Resolução ANA nº 237/2017, que dispõe sobre a regulamentação da outorga de direito de uso de recursos hídricos de domínio da União.

Invista em Fontes de Energia Renováveis

A agricultura pode ser consumidora intensiva de energia. Para reduzir a sua pegada de carbono e poupar nos custos de energia, invista em fontes de energia renováveis.

Painéis solares e digestores de biogás são excelentes exemplos de fontes de energia renováveis que você pode utilizar na sua fazenda sustentável. Desta forma, além de reduzir os custos de energia você ainda ajuda o meio-ambiente. Um bom planejamento das rotas de escoamento da produção também pode ajudar a reduzir gastos com combustíveis, invista na logística do seu campo!

Para tornar viável o investimento em fontes renováveis, existem linhas de financiamento no mercado que podem ajudar o produtor a financiar projetos de energia renovável, além de ser um projeto que gera crédito de carbono, se localizado em área com rede pública instável.

Cuidar e promover a biodiversidade

Cuidar e promover a biodiversidade é uma parte importante da gestão de uma fazenda sustentável, pois uma área bem preservada e biodiversa serve como refúgio para inimigos naturais de pragas em monoculturas, o que ajuda na economia com controle de pragas. Isso significa proteger as áreas de mata e as nascentes, garantindo a conservação da flora e fauna local.

É importante mencionar o Código Florestal brasileiro, regulamentado pela Lei nº 12.651/2012, que estabelece as regras gerais sobre a proteção da vegetação nativa no país, incluindo as Áreas de Preservação Permanente (APP).

As Áreas de Preservação Permanente (APP) são definidas como áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o nosso bem-estar.

O Código Florestal estabelece uma série de regras para a proteção das APPs, tais como:

  • Proibição de qualquer tipo de atividade que possa comprometer a função ambiental das APPs;
  • Manutenção de uma faixa mínima de vegetação ao longo das margens de rios, lagos, lagoas, nascentes e reservatórios artificiais;
  • Proibição de desmatamento em topos de morros e montanhas;
  • Manutenção de vegetação em encostas com declividade superior a 45 graus;
  • Restrição ao uso de fogo em áreas próximas a nascentes, córregos e rios;
  • Proibição de construção de edificações em APPs.
  • É importante lembrar que as regras para a proteção das APPs variam de acordo com a localização geográfica e as características ambientais de cada região. Por isso, é fundamental consultar a legislação específica para a área em questão.

Essas medidas não apenas ajudam a preservar o meio ambiente, mas também podem trazer benefícios para a produção agrícola, como a melhoria da qualidade do solo, o aumento da produtividade e crédito de carbono. Ao cuidar da biodiversidade e  você contribui para um futuro mais sustentável e para a preservação do nosso planeta.

Agora que você já sabe como planejar uma fazenda sustentável, fique por dentro das notícias e dicas do mundo agrícola com o Instituto Agrogalaxy!

 

Veja também:

Compartilhe
Veja outros artigos