As Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) são um ótimo cartão de visita para um negócio rural. Através de certificações, o cumprimento destas normas e recomendações transmitem uma credibilidade tanto em relação aos gestores do negócio, como nos seus produtos ou serviços.
Adotar as BPAs significa não só contribuir para um mundo com melhor qualidade de vida, mas também ter a certeza de produzir alimentos com maior valor agregado e ainda aumentar o potencial produtivo do solo.
A produção rural também ganha em percepção de valor, com a demonstração de sua adequação a estes processos e cuidados em relação à sua cadeia de produção, os recursos naturais que utiliza e a forma como se relaciona com as pessoas em geral, seus trabalhadores e comunidades próximas.
Como país, a produção ganha muito em conceito de qualidade e processos produtivos em mercados estrangeiros, o que indiretamente fortalece todo o setor.
Resultados da implementação das Boas Práticas no seu negócio
Adequando a atividade rural às Boas Práticas Agropecuárias pode resultar na entrada de mercados e compradores mais exigentes, além de permitir o acesso às linhas de financiamento específicas, investidores qualificados e muitas oportunidades que este tipo de certificação concede para seus portadores.
As principais práticas agrícolas necessárias para a obtenção de Certificação Global G.A.P. (Good Agricultural Practices), são: o manejo integrado de pragas e doenças, o sistema de plantio direto, o cultivo protegido, os cuidados com a água e a irrigação, os procedimentos de colheita e pós-colheita, a rastreabilidade da produção e o certificado de produção integrada.
De acordo com a FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, estas práticas nos processos agrícolas promovem a segurança das pessoas que trabalham na atividade rural, a proteção ao meio ambiente, a segurança alimentar e a preservação do bem-estar animal.
Estimulando essa discussão e, juntamente com as empresas, startups e produtores rurais, o Instituto AgroGalaxy busca servir ao Brasil no desenvolvimento de melhores produtos, processos e criação de melhores oportunidades na atividade agropecuária nacional.